quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fevereiro/2016: Orçamento Previsto e Aportes

À procura da batida planilha perfeita


Que não sobre mês ao final do salário!
Orçamento Previsto
Nossas despesas e receitas são rigorosamente acompanhadas para que possamos ter uma estimativa dos meses seguintes, facilitando a previsão da quantia que poderemos destinar aos planos que pretendemos realizar sem correr riscos de chegar ao final do mês no vermelho.

A seguir apresentamos o 
quadro resumo de nosso orçamento para o mês de fevereiro:
Fevereiro/2016: Quadro-Resumo e previsão de aportes
Chegamos nesse resumo através do preenchimento de outra aba da planilha, denominada "previsão", onde cada uma das receitas e despesas acima aparece detalhada.

A categoria "Lar", por exemplo, engloba os subitens "Compras", "Água/Esgoto", "Energia Elétrica", "Telefone/Internet", "Faxina" e "Lar-outros". São despesas que decorrem do fato de morarmos em algum lugar, qualquer que seja ele.
(Se você é solteiro e mora com os pais, possivelmente essas despesas não fazem parte do seu cotidiano. Aproveite! =p).
                                  Liberdade tem preço!   Adaptado de eumenti.com
Os valores individuais previstos são definidos de acordo com a média dos meses passados, sempre buscando encontrar oportunidades de otimizá-los, mas sem abrir mão do que consideramos essencial à nossa qualidade de vida.

Como nosso objetivo de hoje não é abordar essa parte específica de como chegar às previsões, deixaremos pra aprofundar no assunto em outro post, ok?

Já a previsão de receitas é mais simples porque, em geral, os valores pouco variam, dado que somos assalariados e recebemos parte dos vencimentos nos últimos dias do mês anterior, de forma que entramos no mês corrente já com alguns recursos em caixa.

Finalizada a previsão mensal e definido o valor para investimentos em fevereiro, passemos à melhor parte: hora de aportar!
Que comecem os jogos!
Aportes
Pague-se primeiro! Eis um ensinamento tão propagado por educadores financeiros e que procuramos seguir à risca. Nessa linha, a maior parte dos nossos investimentos é realizada logo no início do mês, jamais excedendo o valor previsto para que as demais contas não sejam prejudicadas.

Aderimos, por enquanto, à linha dos que argumentam que o mais importante é manter a regularidade dos aportes e, por isso, não esperamos mais do que alguns dias pra fazer as aplicações. Se o cenário está ruim no início da semana, por exemplo, esperamos no máximo até o final dela pra investir.

Aplicações de fevereiro:
Fevereiro/2016 - aporte inicial
O aporte líquido (entenda aqui!foi de R$6.719,73 (48,4% da receita total prevista) - incremento de 89% em relação a janeiro. De certa forma isso já era esperado, uma vez que costumamos pagar à vista as grandes despesas sazonais (IPTU, IPVA e taxas diversas) logo no início de cada ano, liberando nossas possibilidades de investimento para os meses seguintes.

Carteira Resumida:
Fevereiro/2016 - carteira resumida (após aportes)
Observando-se o quadro-resumo lá no começo do post, nota-se que houve redução da exposição em títulos e aumento das posições em ações e FII, mas não podemos afirmar que essa seja a tendência.

Dadas as incertezas nos cenários político e econômico e considerando nossa necessidade de ampliar a diversificação da carteira, "ainda não colocamos uma meta" para alocação, buscando aproveitar algumas oportunidades que possam surgir em meio a toda essa longa turbulência.






Se quiser conferir o balanço mensal de janeiro, convidamos você a ler a postagem anterior clicando aquiAlém disso, se  tiver alguma crítica ou sugestão sobre como aprimorarmos este espaço, seu comentário será muito bem-vindo!



Finalizando (ainda em ritmo de carnaval)

Pra terminar, já que falamos em salário e sobre a importância do planejamento financeiro, escolhemos uma música pra ilustrar o que NÃO desejamos pra vida financeira de ninguém!


Lepo-Lepo (Psirico)

Ah, eu já não sei o que fazer. Duro, pé-rapado, com o salário atrasado
Ah, eu não tenho mais pra onde correr: já fui despejado, o banco levou o meu carro

Agora vou conversar com ela. Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade: se é dinheiro, se é amor, ou cumplicidade

Eu não tenho carro, não tenho teto, e se ficar comigo é porque gosta
Do meu rá rá rá rá rá rá rá o lepo-lepo-ô!
"Duro, pé-rapado e com salário atrasado!?"
Com planejamento e disciplina, os riscos de ser despejado
ou  ter o carro tomado pelo banco ficam bem reduzidos!

Poesia pura...

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, BPM! O desafio será manter a regularidade! Até mais!

      Excluir
  2. Belo resumo!!! Parabéns!!
    Voce utiliza um programa específico, ou fez essa planilha no Excel??

    ResponderExcluir
  3. Olá Henrique, bem-vindo ao blog!
    Fazemos tudo em Excel mesmo e tratamos as informações com as tabelas dinâmicas, o que facilita bastante. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Planilha!! Queria eu ter capacidade de fazer uma assim hehehehe

      Excluir
    2. Ainda há bastante coisa pra aprimorar, mas até que vem nos atendendo bem.
      E você, faz algum tipo de controle? Como?

      Excluir

Comentários são muito bem vindos.
Compartilhando conhecimento e experiências, todos ganhamos!