sábado, 9 de janeiro de 2016

Orçamento Familiar: qual a melhor planilha?

À procura da batida planilha perfeita

Sempre fui muito ligado a tudo que se relaciona ao ramo das finanças pessoais e tenho a sorte de ter ao meu lado uma companheira cujas visão e atitudes sobre o assunto se aproximam bastante das minhas convicções, o que facilita bastante nossa convivência e torna mais suave a caminhada. Sintonia financeira é fundamental a qualquer casal!

Sr e Sra Nazareno Brasil: rumo à Independência Financeira!

Apesar deste blog estar apenas em seu segundo texto (leia o primeiro aqui!), nossa história financeira não é tão recente assim. Estamos casados há mais de três anos e implantamos nossa "contabilidade de casal" a partir do início de 2013. Aproveitamos os dois primeiros anos para "colocar a casa em ordem" e para realizar alguns sonhos antigos, sendo que 2015 representa o ano de entrada pra valer na batalha da Independência Financeira. De qualquer maneira, desde o começo, registramos absolutamente TODA a nossa movimentação financeira numa planilha que desenvolvemos sob medida para nossas necessidades. 

Depois de tentarmos utilizar alguns programas e aplicativos para controle do orçamento doméstico e investimentos, acabamos optando por desenvolver nossa própria planilha. Claro que há diversos ótimos programas no mercado, mas nossa opção foi motivada principalmente por dois aspectos: particularidades do casal e engajamento psicológico.

Com relação ao primeiro, por melhor que seja o aplicativo, ele foi desenvolvido por outra pessoa e, de certa maneira, reflete a visão pessoal de quem elaborou. Por mais que alguns oferecessem relativa flexibilidade, acabávamos presos ao contexto proposto, o que não nos agradava; Já sobre o segundo aspecto, acredito ser de fato o mais importante: elaborar um controle minucioso exige bastante dedicação inicial, o que causa uma ligação de afeto com a criatura, aumentando a probabilidade de levar o projeto adiante.

Bom, esse é o nosso caso, mas nem de longe pretendemos criticar aqueles que se utilizam de outras ferramentas. Mais importante que isso, sem dúvidas, é cada um CONHECER a fundo sua própria realidade financeirapois isso permitirá trilhar o caminho da Independência Financeira de maneira consistente e tranquila.


A (nossa) planilha ideal

A seguir apresentamos o quadro resumo que desenvolvemos para acompanhar nosso orçamento doméstico segundo nossas necessidades:

Quadro resumo da planilha mensal que utilizamos

Este resumo é dividido em três partes principais:

(i) Realizado X Previsto: à esquerda temos uma visão comparativa entre os orçamentos previsto e realizado, divididos em categorias. A seção inferior esquerda contempla um "resumo do resumo" e é de lá que retiramos a informação sobre o montante a ser investido logo no início de cada mês. Na verdade, costumamos definir uma meta mensal já no início do ano, de maneira que são as demais contas que se adaptam à nossa meta financeira, e não o contrário. Seguimos à risca a regra do "pague-se primeiro", tão difundida por educadores e planejadores financeiros;

(ii) Conta Corrente: na parte superior direita temos um panorama dos recursos que temos à disposição para gerir os gastos do mês, considerando bancos, cartão de crédito e dinheiro "vivo" (cash). A conta "cartão de crédito" é a única cujo sinal é negativo, uma vez que todas as despesas pagas com ele equivalem a diminuições em nossa disponibilidade total, como no exemplo a seguir:

Exemplo: conta corrente num dia de Jan/16

(iii) Aplicações: aqui fica a melhor parte, que é onde encontramos o valor total aplicado ao longo do período (e não apenas no mês, como nos demais quadros). Neste quadro, importante destacar, os saldos equivalem às somatórias dos aportes realizados em cada conta e não aos valores de mercado de cada modalidade naquele momento. Ali também não são considerados cupons de juros, dividendos, juros sobre capital próprio e aluguéis, uma vez que o reinvestimento não ocorre de maneira automática. Já nos casos de poupança e CDB, os rendimentos caem diretamente nessas contas, integrando seus saldos.

Exemplo: soma dos aportes por investimento ao final de 2015

Sobre os valores de mercado de cada carteira, fazemos esse acompanhamento numa outra área da planilha, chamada de "Controle de Ativos" mas, por hora, para não ficarmos muito tempo apenas neste aspecto mais técnico, as demais partes (previsão e movimentação mensais, controle de investimentos, grupos de contas e tabelas/gráficos dinâmicos) serão apresentadas aos poucos.


No próximo post: detalhamento sobre como chegamos ao final de 2015 com esse total aportado, tendo iniciado o ano com apenas R$367,19 investidos em poupança. Além disso, abordaremos nossas metas financeiras e de vida para 2016.


Pra finalizar, a música tema do texto de hoje:

À Procura da Planilha Batida Perfeita (Marcelo D2)
 "O tempo passa mas a evolução é lenta.
Mas não tenho pressa, a velocidade é essa
Não há nada nesse mundo, compadre, que me estressa"



Por hoje é só!

7 comentários:

  1. Olá

    Tenho utilizado o YNAB pra controlar as finanças pessoais, depois dê uma olhada nele, fiz até um post lá no blog pro pessoal.

    ps. Te adicoinei na minha lista de blogs e sucesso nos seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela interação! Vou brincar um pouco com o YNAB pra saber mais sobre ele e depois retorno pra vc. Abraço!

      Excluir
  2. Fala Nazareno! Legal começar a lançar a investida da independência financeira desde o inicio. Mantenha o foco e faça os post pra informar a gente como anda.
    Quanto à planilha, também tenho uma ao meu jeito. Parece até um pouco com a sua com exceção da coluna previsto. No meu caso eu lanço todas as despesas fixas e deixo umas linhas para acrescentar àquelas que surgem durante o mês. em outra faço o detalhamento dos cartões de crédito e tenho outra planilha com a ascensão financeira onde tem os valores mensais dos investimentos e cada tabela equivale a um ano.
    Keep on touch!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo contato, Buscando! Ao longo dos próximos posts pretendemos detalhar as demais partes que integram a planilha. Na verdade, esse quadro que apresentamos é apenas o "resumo" mesmo, pois todos os valores dali são preenchidos automaticamente, vindos das outras partes dela (Previsão e Movimentação mensais, Aplicações e Controle de Ativos e Grupos de Contas). Sua planilha de controle está no blog? Queremos conhecê-la! Abraço!

      Excluir
  3. Nazareno, uma dúvida: Este "a realizar" é a diferença entre o previsto e o realizado? Pergunto porque minha planilha de contas a pagar mensal é parecida, e minha maior dificuldade é justamente contas que podem ser pagas parcialmente, tipo mercado, lanches, etc.

    Gostei bastante da planilha, bem enxuta e direto no ponto!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, IC, vc está certo. Mas é importante ressaltar que este é apenas o quadro resumo, onde reunimos todas as informações que consideramos principais, de maneira automática. Aproveitando que você mencionou as compras com mercado, explico: dentro da categoria "Lar" estão as despesas decorrentes do simples fato de morarmos em algum lugar: Compras (mercado, sacolão e açougue), Água/Esgoto, Energia Elétrica, Telefone/Internet e Limpeza são as principais. Nas abas "Previsão" e "Movimentação", cada uma dessas contas é acompanhada individualmente, sendo que a soma delas compõe a categoria Lar apresentada em "Resumo", que fornece a "visão geral". Especificamente no caso de "compras", fixamos um valor mensal na previsão, baseado na média histórica, buscando manter num nível aceitável. Lá na parte de "movimentação", cada ida ao mercado alimenta o "realizado", facilitando a comparação. Sua pergunta deu uma boa ideia para posts futuros!

      Gostaríamos de conhecer sua planilha mais a fundo! Aos poucos vamos apresentando a nossa e, se possível, pretendemos disponibilizar a nossa por aqui. Abraço!

      Excluir
  4. Eu prefiro planilhas.

    Começamos a planilhar tudo no terceiro mês de casados. Temos atrás fiz um post com o histórico das planilhas...

    http://www.blogdouo.blogspot.com.br/2014/03/evolucao-dos-gastos-mensais-de-um-casal.html

    Aqui tem um link para um exemplo da nossa planilha...

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1z32Mv5pEBkjvfTOwvXEDDFqesgbHnN7IIqvmyycS8-w/edit#gid=2

    ResponderExcluir

Comentários são muito bem vindos.
Compartilhando conhecimento e experiências, todos ganhamos!